Junho/2019

Iniciativas junto aos alunos apoiados do Colégio Santa Cruz

Estamos em contato contínuo com o colégio para implementarmos algumas iniciativas junto aos alunos apoiados. Queremos atuar pontualmente com o objetivo de trazer maior diversidade e pluralidade de visões por meio de exemplos para os alunos apoiados, mas também com sessões abertas para todos os estudantes.

Maio/2019

Matema, Matific e Computadores

Nossas ações na escola começaram em maio, com as aulas de recuperação dos alunos que apresentaram defasagens na avaliação diagnóstica. Formamos seis turmas, 4 de manhã e 2 a tarde, atendendo alunos do 4os e 5os anos em Matemática e Língua Portuguesa.

Tivemos ainda o início da formação de professores com o curso Mathema. Com o apoio da direção da escola e do corpo docente, as aulas são realizadas aos sábados explorando estratégias diferenciadas para estimular a aprendizagem dos alunos dos anos iniciais nos principais conceitos básicos de matemática.
Iniciamos também os trabalhos com a plataforma de jogos de matemática Matific, onde os alunos podem desenvolver sua aprendizagem de uma forma lúdica. Para auxiliar as aulas de Matific contratamos um estagiário de informática estudante da Universidade de São Paulo. Com estas iniciativas, há um maior engajamento dos alunos e novo ânimo para o aprendizado de matemática.

Fruto desses resultados e animados com o desenvolvimento dos trabalhos, focamos na melhoria da sala de informática e esta tarefa está sendo um exemplo de colaboração a diversas mãos. Recebemos 19 computadores de dois doadores diferentes, uma arquiteta colaboradora fará o projeto da disposição dos computadores nas mesas que também serão contribuição de outro participante do projeto! Obrigado a todos que estão envolvidos!
Nossa prioridade, em parceria com a Parceiros da Educação, continua sendo o desenvolvimento pedagógico dos alunos, tanto do lado cognitivo como sócio emocional. Ainda assim, estamos estudando algumas frentes de melhorias de infraestrutura para a sala leitura e informatica, assim como para o pátio da escola. Em breve teremos também novidades sobre isso.

Fevereiro/2019

Assinatura do contrato com o Colégio Santa Cruz

Assinamos o contrato com o Colégio Santa Cruz que formaliza o financiamento dos estudos no ensino médio para um total de 3 dos 5 adolescentes que vieram da rede pública de ensino e conseguiram ser aprovados no difícil processo seletivo. Duas bolsas de estudo foram financiadas diretamente pelo Colégio.
Para conseguirem as vagas, esses jovens tiveram que estudar e se dedicar muito, e foram preparados pelo cursinho do Projeto Ipê em conjunto com o Instituto Sol. Os professores do Projeto Ipê são voluntários ex-alunos do Santa Cruz.
Através da educação de qualidade, esperamos propiciar melhores condições para que esses jovens possam perseguir seus objetivos e sejam capazes de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa. Esperamos ainda que suas experiências possam servir de exemplo para outros jovens.

Fevereiro/2019

Adoção da Escola Prof. Reynaldo Porchat

Aprovamos recentemente o plano de trabalho proposto pela Parceiros da Educação para a escola adotada por nós. Este plano foi desenhado a partir das necessidades específicas da escola e da experiência de 15 anos de atuação da ONG em escolas da rede pública.
Nossa escola conta com um bom índice no IDESP (índice de avaliação das escolas estaduais), de 6,84 em 2018. Acima da média das escolas do estado (5,55).
A meta estipulada em conjunto com a
escola para 2019 é a nota 7,00.
O plano de trabalho prevê melhorias em três grandes pilares: Pedagógico, Gestão e Infraestrutura.
No âmbito PEDAGÓGICO, o plano de trabalho inclui:
– avaliação diagnostica dos alunos (já realizada);
– capacitação dos professores em Matemática/Geometria (início em maio);
– criação de turmas de recuperação de alunos com dificuldades em Matemática e Língua Portuguesa;
– aquisição de materiais pedagógicos;
– contratação de monitor para sala de informática e;
– aquisição de livros e mobiliários para sala de leitura.
Para a GESTÃO, o plano de trabalho inclui a contratação do facilitador da parceria, que dará suporte ao time de gestão da escola e apoio aos eventos de integração com as famílias.
Em termos de INFRAESTRUTURA, iremos adquirir 30 tablets e previmos melhorias na sala de informática e na internet, assim como pintura de jogos pedagógicos no pátio da escola.
Independente e em adição ao plano de trabalho proposto pela Parceiros da Educação, poderemos identificar e desenvolver, em conjunto com a escola, outras iniciativas e projetos à medida que julgarmos relevantes.
Nossa meta é tornar a Escola Prof. Reynaldo Porchat uma escola pública de referência!